“Parabéns Brasil!”

“Eu vejo um novo começo de era. De gente fina, elegante e sincera. Com habilidade pra dizer mais sim do que não.”

 Tempos Modernos (Lulu Santos)

Nesta última quarta-feira, dia 15 de junho de 2011, realizou-se no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da ADPF 187 – Marcha da descriminalização da maconha, manifestação realizada em diversas cidades do país e do mundo.

O foco do julgamento foi discutir se estas marchas fazem apologia ao uso de drogas, crime previsto no artigo 287 do código penal. Por unanimidade, os ministros votaram por liberar as manifestações, visto que ficou claro não tratar-se de crime pois, segundo a Constituição Federal, estão asseguradas as liberdades individuais de livre manifestação de pensamento e de liberdade de reunião.

Julgou-se o que já estava previsto constitucionalmente, mas que deixava brechas para proibições aleatórias em diferentes estados do Brasil, como se fossemos países distintos. Agora há a certeza da lei, garantindo o direito das minorias se expressarem. Esperamos não vermos mais ações truculentas da polícia, como ocorreu em São Paulo este ano, quando manifestantes insistiram na realização do ato e foram perseguidos por balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Parabéns ao Brasil por esta amplitude de pensamento! Recentemente, os casais de mesmo sexo finalmente conseguiram garantir seus direitos civis, até mesmo para adotar crianças órfãs. Agora esta nova conquista, a garantia deste grupo cada vez maior de cidadãos de manifestarem-se em prol do que acreditam ser coerente, uma mudança na lei em relação a cannabis. Caminhamos à um avanço democrático, a esperança pode sim ser alimentada !

Mariana Marques

Séc. de Comunicação do Instituto da Cannabis (InCa)

Anúncios

One thought on ““Parabéns Brasil!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s