Um Pé de Que? CANNABIS

Neste programa “Um pé de quê?”, exibido no Canal Futura em 19/11/2008, Regina Casé conta a história da criminalização da maconha.

Este episódio especial do programa fala sobre as duas espécies de Cannabis: a Cannabis sativa, mais comumente cultivada e usada como droga recreacional em todo o mundo, inclusive no Brasil, e a Cannabis indica, que tem uma concentração de THC mais elevada e, além de uso recreacional, já foi muito utilizada com fins medicinais e industriais na Ásia e na Europa, em séculos passados.

A série “Um pé de quê?” dedica cada episódio a uma espécie diferente de árvore, contando a história da planta, suas características botânicas e sua importância para a cultura de determinada região. Neste episódio sobre a Cannabis, Regina Casé revela que o cordame das primeiras caravelas que chegaram à América era feito de cânhamo, fibra derivada da Cannabis indica. A apresentadora cita ainda que o cânhamo também serviu para fazer o papel onde foi escrita a Constituição dos Estados Unidos da América. Regina mostra também um casaco feito da fibra, que é mais resistente que algodão, entre outros exemplos da vasta utilização que a Cannabis já teve no mundo antes de ser banida de vez da legalidade, no começo do século XX, por questões que envolveram aspectos morais, étnicos e uma grande dose de interesse comercial de grandes corporações européias e estadunidenses.

O programa também entrevista alguns especialistas sobre as diversas polêmicas que envolvem a planta. Entre os entrevistados estão o sociólogo Julio Adiala, que explicará como a maconha foi criminalizada no Brasil, e o médico José Alexandre Crippa, que fala dos efeitos da droga no organismo.

Anúncios

One thought on “Um Pé de Que? CANNABIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s