Truculência policial na UFSC!

Policia invade UFSC a tiros de balas de borracha e bombas de gás!

Na tarde desta terça-feira, 25 de março, policiais federais a paisana empreendem revista a aluno no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, encontram cigarros de maconha e decretam sua prisão.

Instaurou-se assim um protesto com mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade acadêmica em geral. A policia militar foi chamada e interviu com muitos tiros de bala de borracha e bombas de gás, inclusive em frente ao Núcleo de Educação Infantil. O diretor do Centro de Ciências Humanas (CFH), onde ocorreu o fato, tentou conversar com a PM, em vão, pois foi recebido com spray de pimenta no rosto.

“O tumulto teria começado porque havia um policial federal à paisana as 15h da tarde caçando assunto com os estudantes. O estudante detido não estava fumando maconha, mas portava em sua mochila uma pequena quantidade. Quando houve mobilização estudantil a policia invadiu o campus, e começou o confronto.”

Os alunos então, agora em número muito maior, tomaram a reitoria, exigindo a libertação dos presos, que já eram 4. Muitos decidem continuar a ocupação, levantando acampamento na reitoria.

Uma pagina no facebook foi criada para noticiar os acontecimentos: https://www.facebook.com/LevanteDoBosque

Veja alguns comentários sobre o ocorrido:

“O atraso inegável nas politicas publicas sobre drogas no Brasil gera cenas impactantes como esta aí! A violência bestial e desnecessária no campus da UFSC denuncia uma policia truculenta, incapaz de dialogos com a população e sua incompatibilidade com um país que se diz democrático. Experimentamos hoje, revoltados, um pouco do terror e do medo que as camadas mais populares e excluídas convivem cotidianamente. Eu não estava lá, mas queria estar e lutar com meus colegas contra ações medonhas como essa! Usuário de drogas é questão de saúde publica, não de segurança publica!
Pela desmilitarização da polícia, pela descriminalização da maconha!!” Leonardo Bitencourt)

 

“Colegas
O q aconteceu hoje a tarde no bosque do cfh é inadmissível. 
Eu e outros professores presentes vivemos momentos que devem ser repudiados por todos. Ataque aos estudantes e a todos realizado pela polícia federal. Estávamos impedindo para que um estudante não seja levado pela polícia. 
Amanhã haverá paralisação e assembléias para  repudiar a entrada da polícia ao campus e pela agressão desmedida e autoritária. 
Solicitamos q seja socializado o q aconteceu e q todos os professores participem das assembléias. 
Patricia – ced /Eed “
 
ImagemImagem
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s