IV Seminário Perspectivas de Mudanças na Política de Drogas: “Uma nova onda de legalizações”

Instituto da Cannabis traz mais uma vez para Florianópolis e SC um seminário para abordar a questão da Cannabis na Sociedade.
Este ano o seminário será realizado em duas etapas: a primeira acontece em 29 e 30 de Maio na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos auditórios do Centro Sócio- Econômico (CSE) e do Centro de Ciências da Educação (CED) e terá um carácter de debate local sobre a Cannabis; a segunda, ocorrerá em Setembro e contará com palestrantes de outros estados, em auditório ainda à confirmar.

IV Seminário

O seminário é um projeto de extensão da UFSC e ocorre pelo quarto ano consecutivo, sendo um dos eventos pioneiros deste gênero no país. Os interessados poderão se inscrever no local e receberão certificado de horas/aula.
Instituto da Cannabis (ICa), é a 1º Entidade Social – Canábica do Brasil com registro em cartório e CNPJ, e promove este seminário como parte de suas atividades anuais, afim de promover a discussão acerca das politicas proibicionistas.

Confira a Programação:

Parte I

29/05/2014, quinta-feira.

10:00 – Apresentação do ICa e seus membros. Palestra sobre fisiologia canábica. Essa apresentação visa esclarecer quais são as atividades e propostas do Instituto da Cannabis, bem como convidar as pessoas a acompanharem e contribuírem para a desmistificação e a compreensão do uso de cannabis na sociedade brasileira. A palestra sobra a fisiologia cumpre essa mesma função, ao explicar exatamente como a planta se desenvolve, se reproduz, quebrando mitos e dando uma abordagem científica à compreensão da cannabis.

14:00 – Apresentação dos advogados do Instituto da Cannabis e do projeto de defensoria canábica. O projeto de defensoria canábica procura colocar advogados à disposição dos usuários que forem vítimas das injustiças decorrentes da aplicação violenta das leis retrógradas do atual marco proibicionista. Nesse momento, os advogados estarão a disposição do público para responder perguntas, esclarecer dúvidas e explicar como reagir diante de abordagens violentas e quais sãos os direitos assegurados ao usuário.

15:00 – Apresentação do vídeo de entrega do prêmio José Ribeiro do Vale. A entrega do prêmio ao renomado pesquisador Elisaldo Carlini foi registrada pelo Instituto da Cannabis e será apresentada ao público. A entrega do prêmio do ano de 2014 será realizada na segunda etapa do seminário, que será realizada nos dias 11 e 12 de setembro do mesmo ano.

16:20 – Cine debate, Eduardo Menezes e Mariana Marques.

19:00 – Contextualização histórica da perseguição política ao usuário de canábis. A perseguição do usuário é uma construção recente, embasada em algumas premissas questionáveis e constitui, junto a outros abusos legais, o cenário chamado de proibicionista, marcado pelas políticas públicas pautadas pela violência no trato da questão das drogas. Dessa forma, uma breve explicação histórica da implementação das leis, o contexto e processo onde elas foram elaboradas permitirá desnaturalizar alguns pressupostos proibicionistas, muitos deles já enraizados nas novas gerações que já nasceram nesse contexto. Essa contextualização servirá de introdução ao debate seguinte, onde serão tratadas as implicações locais das políticas de perseguição ao usuário.

20:20 – O caso do levante do bosque. No final do mês de março desse ano a comunidade acadêmica foi brutalmente atacada por forças da polícia federal, em uma operação de violência desproporcional ao crime a ser combatido, a posse de míseros gramas de cannabis. Para esclarecer essas questões e denunciar as perseguições contra aqueles que se levantaram indignados contra esse ultrajante desrespeito ao atual marco democrático, os envolvidos no chamado Levante serão convidados para as pessoas envolvidas. Seus depoimentos podem ajudar na compreensão desse controverso acontecimento, bem como ilustrar como a cannabis pode ser manipulada politicamente no discurso repressor.

30/05

10:00 – Criminalização do usuário e perseguição política. Nessa mesa os advogados dos estudantes intimados pela polícia federal e um membro convidado da própria corporação serão convidados a exporem seus pontos de vista sobre a criminalização do usuário, debatendo suas consequências para a universidade e para a sociedade como um todo.

14:00 – Uso terapêutico de Cannabis e os projetos de redução de danos. A cada ano novas pesquisas e novos casos do uso medicinal de cannabis surgem no mundo, mostrando que os usos da plante não se resumem ao tão criticado uso recreativo. Nesse ano em que a sociedade brasileira pode acompanhar o drama de uma família em busca de reconhecimento da justiça de um composto de cannabis para o tratamento de uma jovem menina, cabe trazer a tona esse debate. Além das possibilidades de significativo aumento de qualidade de vida oriundo da (re)descoberta dos usos medicinais da cannabis, será debatido também a atual proposta de redução de danos no trato de usuários, que visa traçar alternativas ao modelo tradicional, baseado no moralismo e na total abstenção.

19:00 – Marcha da Maconha e Partidos Políticos. Nessa mesa, representantes de partidos políticos poderão apresentar quais são as propostas de seus partidos para o delicado tema do trato das assim chamadas ‘drogas’, bem como suas relações com grupos anti-proibicionistas, explicitando como esse tema é abordado em cada um deles. O esclarecimento acerca das diferentes propostas de alteração ou manutenção do atual marco proibicionistas dentro da esfera política brasileira é de vital importância diante dos impactos que causam a toda a população. Nesse sentido, essa mesa conclui a primeira etapa do seminário realizando exatamente aquilo que ele se propôs apresentar perspectivas de mudanças nas leis proibicionistas.

Confirme sua presença no evento e compareça!

https://www.facebook.com/events/1500092950205804/?ref_newsfeed_story_type=regular

Anúncios

2 thoughts on “IV Seminário Perspectivas de Mudanças na Política de Drogas: “Uma nova onda de legalizações”

  1. Olá,

    Bem que esse tipo de evento interessante poderia ter uma divulgação bem anterior por este meio de comunicação.Gostaria muito de comparecer, mas como moro no RJ, fica difícil de se organizar sabendo num período tão curto. Bom seminário para todos os participantes. Espero, na próxima, ter oportunidade de participar.

    att.

      Bernardo São Clemente Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito – PPGSD/UFF Mestre em Ciencias Sociais pelo Programa de Pós Graduação de Ciencias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA/UFRRJ Bacharel e Licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s