Sobre o ICa

 O Instituto da Cannabis nasceu em 2007, a partir de uma iniciativa dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina. Criado por estudantes submetidos a um cotidiano de perseguição, extorsão, preconceito e ameaças aos usuários de Cannabis spp. por parte dos traficantes, da sociedade civil e do Estado, o InCa promove pesquisas, estudos e debates acerca da Cannabis spp. em seus diversos usos, dentre eles o recreativo, industrial e medicinal. 
No ano de 2008 o InCa realizou sua primeira atividade aberta à comunidade, com a apresentação de um filme, seguido de uma palestra proferida pelo Prof. Rogério Portanova (Direito – UFSC). Após tomar conhecimento da Marcha da Maconha em âmbito mundial, o InCa decidiu promover a Marcha da Maconha em Santa Catarina, por entender que o evento convergia com seus objetivos de promover o debate acerca da Cannabis spp. junto à sociedade. Assim em 2008 ocorreu a primeira Marcha em Santa Catarina, e demais edições em 2009, 2010, 2011 e 2012. Somadas, todas mobilizaram mais de 5000 pessoas, fato que evidenciou a atuação do Instituto da Cannabis, promovendo uma maior integração com outros grupos semelhantes Brasil afora. 
Além da Marcha, o InCa realiza desde 2011 um seminário acadêmico anual para discutir a política nacional de drogas e temas relacionados. Nestes seminários participam convidados de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições, o que tem sido muito rico para este debate no Brasil. 
Em 2010 o InCa solicitou seu registro como uma Organização da Sociedade Civil em cartório, essa iniciativa gerou um processo judicial impetrado pelo Ministério Público Estadual e apoiado pela mídia que perdurou por três anos. Em 2013, vitorioso no processo e autorizado pelo Tribunal de Justiça de SC (processo 023.11.008622-0), o InCa tornou-se a primeira entidade social-canabica do país.

19 thoughts on “Sobre o ICa

  1. muito bom site, pois as pessoas precisam ser mais esclarecidas sobre a maconha e respeitarem a individualidade do usuário. tenho 59 anos e juízo suficiente para minha cabeça.
    parabens.

    Curtir

  2. oi!

    aqui é o ricco y locco do growroom

    parabéns pela luz lançada nas trevas que vocês tiveram a manha de manifestar,
    o INCA é uma realidade e veio pra realmente fazer acontecer toda uma evolução

    tomei a liberdade de criar um tópico no growroom

    chama-se

    SUGESTÕES AO POVO DO RECÉM CRIADO
    INSTITUTO NACIONAL DA CANNABIS – INCA –

    http://www.growroom.net/board/topic/49971-sugestes-ao-povo-do-recm-criado-instituto-nacional-da-cannabis-inca/

    a intenção foi deixar a disposição de vocês um banco de idéias
    composto pelos growers do site e pessoas da sociedade civil, tais como
    cientistas, pesquisadores, juristas, tributaristas, médicos, politicos e simpatizantes em geral

    além de formadores de opinião,
    existe muita gente séria e extremamente competente que
    já está deixando suas contribuições em forma de idéias pra vocês!

    muito obrigado e que Deus abençoe a todos!

    Curtir

    • Boa noite

      Sou aqui do RS,e gostaria de saber como faço pra me associar ou ser um colaborador para o INCA,de alguma forma tbm divulgar no rs essa grande conquista dos direitos individuais do usuário de cannabis.

      grande abraço e sucesso para todos nós nessa caminhada!

      Curtir

Deixe um comentário